Você sabia que tocar piano, além de ser um passatempo e até mesmo uma profissão para muitos, traz muitos benefícios para a saúde física e mental e para o bem-estar? Há muitos estudos que comprovam estes benefícios e estão revolucionando o modo como encaramos a música – não apenas por seus efeitos estéticos e culturais, como um importante recurso de promoção de qualidade de vida. Veja agora alguns destes benefícios que o piano pode oferecer a sua vida!

Amplia a capacidade de memorização

No começo, quando ainda estamos aprendendo a tocar piano, nem sempre lembramos com facilidade a peça (música) inteira que estamos tocando. Muitas vezes precisamos repetir várias vezes até lembrarmos das passagens. Mais tarde, fica mais fácil de memorizar ou se encontrar na partitura, se por acaso você a utilizar. Isso é normal. O que se percebe é um ganho na capacidade de memorização, que é progressivo, e que se estende para outras áreas da vida daqueles que passam a tocar piano. Ou seja, estudar fica mais fácil, lembrar de coisas corriqueiras, ampliar a capacidade produtiva no trabalho, etc.

piano

Quando tocamos um instrumento, como o piano, trabalhamos com os dois hemisférios cerebrais – a parte lógica e a parte criativa. Isso impacta nos processos de memorização, pois passamos a memorizar as informações de modo diferente, usando associações e outros recursos. Ampliamos ainda a capacidade de criar novas sinapses, ou seja, novos caminhos neurais.

Veja ainda alguns motivos pelos quais você não está aprendendo piano da forma como gostaria lendo este artigo!

Aprender piano é motivador

Tem coisa mais desafiadora do que aprender a tocar um instrumento musical? O piano reserva grandes desafios para aqueles que queiram se tornar fluentes neste instrumento. A vantagem do piano, se comparado a instrumentos como violão, por exemplo, é que você consegue ver amplamente as suas funções, pois as teclas e os recursos do instrumento estão diante de você.

Muitas pessoas escolhem o piano não apenas pelo desafio de tocar um instrumento secular, mas para se motivar e superar as suas capacidades de aprender, de ouvir, a habilidade motora, de romper com ciclos de medo e inatividade cotidiana, etc. Aprender a tocar piano envolve diferentes sentidos, valores como paciência, persistência, gerenciamento de tempo, entro outros aspectos que, quando colocados em perspectiva, mostram o quanto a pessoa tem a capacidade de se superar.

piano

É motivador ter a consciência de poder fazer a própria música (mesmo sendo uma releitura de uma grande peça) e que você pode ficar ainda melhor com o tempo. Se você pode tocar piano, pode fazer milhares de outras coisas tão desafiadoras ou mais. Você tem este mesmo sentimento em relação ao piano? Saiba que muitas pessoas compartilham esta sensação!

Melhora a capacidade criativa

Muitos profissionais ligados às produções em que a criatividade é algo fundamental – é o caso de desenhistas, pintores, escritores, redatores, publicitários, arquitetos, etc. Muitos profissionais buscam aprender a tocar piano como meio de expandir ainda mais a criatividade.

A criatividade, para quem não sabe, é uma capacidade humana e todos temos criatividade. É isso o que nos distingue no meio animal. Mas não basta termos a capacidade criativa: precisamos estimulá-la. E isso pode acontecer de muitos modos. Se pararmos para observar as nossas instituições de ensino básico e programas educacionais, o desenvolvimento da criatividade sempre ficou em segundo plano – a escola tradicional é focada muito mais em atender as necessidades funcionais e profissionais da sociedade do que desenvolver aspectos humanos básicos. Mas isso tem mudado com as novas abordagens educacionais e pedagógicas.

Podemos notar um déficit da promoção da criatividade, o que impactou gerações inteiras. Aprender um instrumento musical é apenas uma das formas de trabalhar com o potencial criativo de uma pessoa – ainda mais quando o aprendiz começa a se tornar fluente, buscar interpretações próprias e até a compor sua própria música. É por isso que há tantos defensores das aulas de músicas nas escolas brasileiras.

Há outros profissionais que buscam aprender piano apenas para relaxar, a mente e o corpo. Profissionais que precisam realizar movimentos de precisão em suas atividades – como é o caso de cirurgiões ou ourives, por exemplo – buscam relaxar os movimentos das mãos e a mente com atividades como tocar piano, ou outro instrumento. Esta escolha pode ser bastante revigorante.

Veja ainda nesta matéria sobre como aprender piano on-line e saiba se os cursos a distância funcionam para qualquer um.

Auxilia no tratamento de doenças degenerativas

Diversas doenças degenerativas podem ser beneficiadas com o piano – seja com o toque ou apenas com o seu som. Há diversos estudos sobre os efeitos da música e de tocar um instrumento nos tratamentos de Mal de Parkinson, Síndrome de Alzheimer, câncer em diferentes estágios, pessoas que passaram pela remoção de tumores, acidentes limitantes e outros problemas que comprometeram o seu movimento e mesmo a sua saúde mental.

piano

Pessoas com problemas cognitivos, psicológicos ou de aprendizagem também podem ser amplamente beneficiadas com aulas de piano ou apenas com a interação com o som do instrumento. Profissionais de terapia ocupacional também têm investido no piano como um recurso importante em seu atendimento, apresentando ótimos resultados.

Otimiza a capacidade produtiva

Em várias partes do mundo, empresas têm ofertado aos seus colaboradores salas de descanso e recreação com instrumentos musicais, como o piano. Além, disso, muitas empresas criaram programas de aulas elementares do instrumento fora do horário de trabalho com desconto nas mensalidades, com a expectativa de melhorar a qualidade de vida de seus contratados, de suas famílias e até mesmo da produtividade durante o expediente.

Não é de hoje que se constata que a qualidade de vida é um fator importante para a produção, seja em qualquer segmento produtivo. O funcionário feliz e saudável trabalha mais e melhor e gosta do que faz. Os novos modelos de gestão e de RH têm trabalhado na perspectiva de oferecer recursos para que as pessoas possam relaxar, se motivarem, se tornarem mais criativas e produtivas, mais colaborativas, mais satisfeitas com suas rotinas. De uma forma ou de outra, o piano (assim como outros instrumentos) consegue oferecer todas estas e outras vantagens para o dia a dia de uma empresa.

Conheça os benefícios da Musicoterapia lendo também esta matéria.

Beneficia os processos de ensino-aprendizagem

Já falamos acima que o piano proporciona benefícios os aspectos criativos, motores, emocionais, produtivos, de motivação e superação, entre outras características. Isso se torna ainda mais amplo quando a música é inserida no contexto escolar e educativo.

As pessoas aprendem a todo o momento e de infinitas formas. Desde o momento em que nascemos até a nossa morte estamos aprendendo e experimentando novas informações. Se a música tem a capacidade de ampliar a memória, as sinapses cerebrais, os aspectos psicoemocionais e físicos, a forma como o indivíduo se relaciona com seu meio e com os outros, a forma como produz e se motiva, também impacta positivamente nos processos de ensino-aprendizagem, seja no contexto escolar ou em qualquer outro.

piano

Nos primeiros anos de vida, contudo, o indivíduo absorve uma quantidade maior de informações e aprende de modo muito mais rápido – por isso dizemos que na maioria dos casos as crianças aprendem piano muito mais rápido, assim como compreendem melhor outros idiomas. Não quer dizer que o adulto não possa aprender ou que levará mais tempo – em cada estágio da vida aprendemos de formas diferentes com os recursos distintos que possuímos. No entanto, tocar piano promove benefícios na aprendizagem e é importante estimular as crianças a aprender um instrumento musical. Tocar piano tem ainda benefícios no aprendizado de crianças e adultos com necessidades especiais.

Veja Também: 20 dicas importantes para quem quer aprender piano

Melhora a comunicação interpessoal e o relacionamento humano

Estudos comprovam que, ao aprenderem um instrumento música, como o piano, as possibilidades das pessoas se tornarem mais sociáveis, colaborativas, capazes de se comunicar melhor com o outro e compreender melhor as atitudes e o comportamento humano – este é também um dos motivos de tantos especialistas incentivarem a aprendizagem do instrumento nos meios profissionais e nas escolas. Os benefícios se ampliam ainda mais quando a pessoa passa a tocar piano juntamente com outros indivíduos e com outros instrumentos. O senso colaborativo e comunicacional é impactado positivamente.

piano

Outro detalhe muito importante é que as pessoas que investem em aulas de piano conseguem ainda ter uma compreensão e percepção mais avançada sobre si mesmo, ampliando a capacidade de autoanálise. É impossível dissociar os benefícios emocionais e psicológicos do piano à qualidade de vida e autopercepção.

Aprender piano com o Música sem Limites

Diante de tantos benefícios, que tal fazer um curso 100% on-line e inteiramente gratuito a qualquer hora e em qualquer momento? Esta é a proposta do curso de piano on-line do Música sem Limites. Você pode fazer o seu cadastro neste link e acessar diferentes aulas exclusivas em vídeo, exercícios, e-books e outros materiais, sem pagar nada e no conforto da sua casa, no horário que tiver disponível.

Saiba tudo sobre o curso de piano on-line Música sem Limites lendo esta matéria estruturada em perguntas e respostas.

O curso de piano on-line do Música sem Limites possui uma metodologia dinâmica e funcional, sem fazer uso de partitura, e foi desenvolvido pelo maestro Helio Moreira, especialista no ensino de piano e de diversos outros instrumentos, que oferece seus conhecimentos e a sua expertise para que as pessoas, de qualquer idade, possam aprender a tocar piano mais rápido e melhor. Vale a pena conferir!

O que achou da matéria? Conhece outros benefícios que o piano pode proporcionar às vidas das pessoas? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest.