Até agora aprendemos 2 métodos para formar acordes: um através de escalas e outro através de intervalos. Agora vamos aprender a formá-los com poliacordes.

 

Mas o que são poliacordes?

 

Já aprendemos sobre acordes maiores e menores, certo? O poliacorde acontece quando tocamos dois acordes diferentes ao mesmo tempo. Para isso, você vai ter que usar as duas mãos no teclado/piano, o que torna a sonoridade muito mais rica.

 

Por exemplo: Quando tocamos acordes maiores e menores juntos, estamos realizando um poliacorde.

 

Lembra dos 4 acordes fundamentais ensinados (tríades maiores, menores, diminutas e aumentadas)? Eles serão muito utilizados na aula de hoje para a construção dos poliacordes. Como foi dito na aula Acordes do Piano: 3 métodos para construí-los!, esses acordes podem ser usados para formar qualquer outro tipo de acorde tocando-os separadamente ou combinando dois tipos, como é o caso dessa aula.

 

Abaixo você aprenderá outros acordes, formados a partir dos acordes fundamentais.

 

Sétima maior

Fórmula do poliacorde: Tônica + 3ª + 5ª + 7ª.

Notas em C (Dó): C + E + G + B

 

sétima maior

 

Nota: De C (Dó) para E (Mi), temos 3 notas, por isso 3ª, de C (Dó) para G (Sol), temos 5 notas, por isso 5ª e de C (Dó) para B (Si), temos 7 notas, por isso 7ª. Lembre-se de sempre contar a nota C.

 

 

Sétima menor

Fórmula do poliacorde: Tônica + 3ªb + 5ª + 7ªb.

Notas em C (Dó): C + Eb + G + Bb

 

sétima menor

 

Sétima diminuta

Fórmula do poliacorde: Tônica + 3ª b+ 5ª b+ 7ªbb.

Notas em C (Dó): C + Eb + Gb + Bbb*

sétima diminuta

 

*Quando colocamos 2 bemóis voltamos 1 tom já que para cada bemol recuamos ½ tom. Assim Bbb (Si bemol bemol) é o mesmo que A (Lá).

 

Sétima maior aumenta

Fórmula do poliacorde: Tônica + 3ª + 5ª# + 7ª

Notas em C (Dó): C + E + G#+ B

 

sétima aumentada

 

Sétima dominante

Fórmula do poliacorde: Tônica + 3ª + 5ª + 7ªb

Notas em C (Dó): C + E + G + Bb

sétima dominante

 

Com essa aula, agora você sabe construir acordes de 3 maneiras distintas. Fique de olho, na próxima aula começaremos mais uma etapa de nosso aprendizado. Se você tiver alguma sugestão de tema que deseja aprender ou gostaria de ver um assunto em particular com mais profundidade, não deixe de escrever sua sugestão nos comentários.

 

Até a próxima aula!

 

Musica sem limites - 02