Querer aprender e conseguir

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Aprender – Você está preparado para aprender um instrumento musical? Então, é hora de colocar em prática um plano de ação que efetive os seus estudos. Uma vez tomada a decisão e escolhido o instrumento musical, será preciso ter aulas e dedicar um tempo específico para isso. De que forma quer aprender? De quanto tempo você precisa? Veja algumas dicas para organizar a sua aprendizagem e ter resultados em menos tempo!

Conheça o seu instrumento e as suas opções

O primeiro passo é aprender mais sobre o seu instrumento – a história, as referências musicais, os modelos e versões, a sonoridade, etc. Por exemplo, se optou por um piano, saiba mais sobre os diferentes tipos e preços de pianos do mercado, o custo de manutenção e até mesmo como fazer a afinação você mesmo. Se decidiu em tocar guitarra, saiba mais sobre os modelos e sobre aquele que tenha mais a ver com seu estilo, os efeitos dos acessórios e complementos, e outros detalhes que sejam relevantes.

aprender

Sabendo mais sobre o seu instrumento, conhecerá outras possibilidades e formas de tocá-lo e isso fará a diferença em seu rendimento e aprendizagem. Quanto mais você souber sobre ele, melhor!

Mantenha-se motivado

É comum entre os iniciantes a falta de paciência e frustração. Lembre-se que domínio e técnica só se aprende de uma forma: tocando. E mais que a quantidade de vezes por semana que você dedica ao seu instrumento, é a qualidade do tempo e a forma como você o aproveita que conta.

aprender

Tenha paciência! Tenha também instrumentistas e bandas que admira e tente observar o máximo possível aquilo que o atrai sobre o instrumento. Todo bom músico tem referências para se inspirar. Outra dica é comemorar os pequenos resultados, as primeiras músicas que aprendeu. Se possível, grave de algum modo a sua produção inicial. Isso é muito motivador!

Escolha o seu método de aprendizagem

Há muitas formas de aprender um instrumento. A maioria das pessoas ainda busca as escolas tradicionais e presenciais. Neste caso, vale a pena buscar professores conceituados, com ampla formação e experiência em uma escola próxima à sua casa. Mas a revolução tecnológica das últimas décadas e a ascensão da internet possibilitou novos métodos e recursos de aprendizagem – você pode agora aprender um instrumento sem sair de casa, com os melhores professores do Brasil e do mundo. Se você não tem tempo para ter aulas presenciais em horários convencionais, vale a pena ter aulas pela internet.

aprender

O projeto Música sem Limites (veja mais informações na página principal do blog) criado por mim é um exemplo disso: a intenção é possibilitar que mais pessoas aprendam piano ou teclado pela internet, com um ótimo custo-benefício, sem saírem de suas casas e com um método moderno e revolucionário, amplamente testado e bem sucedido. Agora não tem desculpas para não aprender o seu instrumento nas horas vagas!

Seja disciplinado!

Reserve momentos semanais ou diários (conforme a sua necessidade) para as suas aulas e seus treinos. Muitas vezes as pessoas abandonam o seu instrumento, pois não sabem fazer uma boa gestão do tempo. É preciso que haja continuidade e conquistas frequentes. Desta forma, tenha horários fixos e comprometa-se com o seu processo de aprendizagem.

Surgiu uma dúvida? Pergunte ao seu professor. Quer saber mais? Pesquise ou converse com outros músicos que conhecem o seu instrumento. Mantenha uma comunicação direta com o mundo da música e jamais siga adiante sem que algo não esteja claro para você.

Considere aprender a tocar em conjunto

Esta é uma segunda etapa, quando o músico conhece o básico ou já é “fluente” em seu instrumento musical. Buscar outras pessoas no mesmo nível musical que você é interessante, pois todos podem aprender juntos e um ensina o outro. Isso dá “musculatura” para quem está começando. Você irá lidar com situações que muitas vezes não vê em sala de aula ou no seu curso virtual. Saiba mais sobre como tocar em conjunto neste post.

Postagens Relacionadas