A pior forma de todas de aprender um instrumento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Aprender um instrumento – Nem sempre é fácil se manter em um treino constante para aprender um instrumento musical. Há muitos motivos que levam uma pessoa a desistir de seu processo de aprendizagem? Já aconteceu com você? Tem tentando muito aprender um instrumento musical e não consegue? Então, veja agora algumas possíveis causas para o seu insucesso e tente novamente!

Método errado

Há muitas formas de aprende um instrumento – e nem todas servem para todos os alunos. Se você está tendo aulas convencionais, aprendendo partitura e tudo mais e não tem avançado neste método, que tal conhecer uma metodologia diferente?

aprender um instrumento

Se as aulas particulares presenciais são um verdadeiro martírio, por que não aprender pela internet com aulas mais dinâmicas? Faça o teste! Tenha uma conversa franca com o seu professor e cheguem em um acordo do que funciona ou não no seu caso.

Aprender um instrumento que não é o que você busca

Nem sempre nos identificamos com o instrumento certo. Às vezes, no calor do momento, decidimos aprender um determinado instrumento da moda ou por incentivo externo, mas com o passar do tempo, vemos que não é o instrumento certo para nós. Você pode verificar melhor se o seu instrumento lhe realiza neste artigo já publicado no blog.

aprender um instrumento

Pergunte-se constantemente como você vê o seu instrumento – acesse este artigo do link para saber como fazer esta reflexão. Às vezes, o problema não é o método ou a sua capacidade de aprendizagem, mas a escolha errada do instrumento musical. Escolha algo que mexa com você, que o faça vibrar a cada aula. Quando fazemos o que gostamos, vamos muito mais além de nossas expectativas. Se até hoje você se dedicou sem sucesso ao violão, por exemplo, que tal conhecer o piano?

Você não está treinando o suficiente

Treinamento é fundamental – digo, treinamento extra classe. Não basta você fazer as aulas apenas. É preciso tirar um tempo para ensaiar aquilo que você aprendeu. É preciso estudar as lições aprendidas. Parte do seu sucesso é treinamento e esforço. Sem isso, quase não há ganhos.

aprender um instrumento

Se o seu professor passou lições para você estudar ou se o seu curso de música on-line possui uma demanda para você executar, faça! Esforce-se! Muitas vezes você optou pelo instrumento certo e possui um ótimo direcionamento, mas o que faz você desistir por não ver resultados na verdade é falta de treinamento, de ensaios.

Falta de motivação

Para aprender um instrumento, é preciso se motivas constantemente. Cada pessoa tem seus próprios meios de motivação – pode ser que você se inspire em um instrumentista ou músico famoso, assistindo vídeos no Youtube, por exemplo, ou através de frases motivadoras. Busque o meio mais adequado de se motivar, pois a falta de motivação leva a desistência.

aprender um instrumento

Outro método de motivação eficiente é contabilizar seus ganhos por período. Funciona da seguinte forma: crie uma tabela com todas as aulas que precisa fazer no período, por exemplo, em uma semana. No fim de cada semana, veja o que aprendeu e reconheça seus ganhos, aqueles que deixarão você mais próximo de sua meta. Comemore as suas vitórias! Afinal, o sucesso é uma sequência de pequenos ganhos. Sem eles, ninguém seria bem sucedido.

É preciso insistir mais

Muitas pessoas desistem de aprender um instrumento logo diante dos primeiros desafios. Lembre-se de que ninguém nasceu sabendo tocar piano ou qualquer outro instrumento – isso requer tempo, paciência e dedicação para ter ganhos frequentes no processo de aprendizado. Além disso, cada ser humano aprende de uma forma e alguns aprendem certas coisas mais facilmente que outras.

Se aprender um instrumento é o seu objetivo neste momento, abrace a causa e insista mais um pouco. Não se amedronte no primeiro obstáculo – aprender é isso mesmo: se superar a cada etapa. Isso ocorre em qualquer coisa que você deseja aprender – um novo idioma, aprender a dirigir, aprender a cozinhar, etc. Talvez seja a hora de verificar onde está errando e fazer diferente, buscando novas alternativas.

Veja também um pouco mais sobre a vida de músico – tocar por prazer ou necessidade? Confira ainda todas as novidades no blog de Helio Moreira pelo Facebook.

Postagens Relacionadas