Conselho para saber qual o melhor piano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Tipos de pianos – Nem sempre é fácil escolher o tipo certo de piano. No entanto, não existe melhor ou pior: a escolha do tipo de piano ideal vai do gosto do instrumentista. Há diferenças entre preço, custos com manutenção e disponibilidade, entre outras coisas. Confira agora um pouco mais sobre os diferentes tipos de piano – seus tamanhos, qualidade, dimensão das cordas, etc.

Qualidade do piano X comprimento das cordas

A qualidade do piano tem a ver com o comprimento de suas cordas, ou seja, quanto maiores são, menos grossas elas serão. Além disso, serão ainda menos rígidas e menos propensas a introduzirem distorções harmônicas. Para se ter uma ideia,nos pianos verticais, a dimensão das cordas é conferida pela altura de instrumento. Já nos pianos horizontais, é pelo comprimento.

Tipo de pianos: Verticais (armário)

Vejamos alguns modelos de piano verticais:

Espineta: Possui a altura de 89 – 94 cm (35” – 37”). Foi criado nos anos 1930 nos Estados Unidos, como uma alternativa mais barata e mais portátil. Possui profundidade tonal e volume sonoro bem ruins. É ideal para quem não tem muito espaço ou muito dinheiro para investir em um instrumento. Perdeu espaço para os atuais pianos digitais.

tipos de pianos

Consolette: Possui a altura dentre 95 cm – 99 cm (38” – 39”). É muito parecido com o espineta, mas possui um formato muito retangular. Tem as mesmas desvantagens que as do tipo anterior.

tipos de piano

Console: Possui a altura entre 100 cm – 114 cm (40” – 45”). Possui acionamento direto – diferentemente dos modelos anteriores. É um dos mais vendidos até hoje. Tem um valor de baixo para intermediário, bem como o seu tamanho e se adapta muito bem à comodidade do lar. Contudo, possui um timbre sem grande profundidade, já que as cordas possuem um comprimento diminuto e porque o mecanismo fica muito próximo ao teclado.

tipos de piano

Apartamento ou Estúdio (Studio): Possui a altura de 110 cm – 121 cm (44” – 47”).  São ideais para estúdios de gravações, pois possuem bom tamanho e desempenho acústico. Possui boa sonoridade, mas não perfeita.

tipos de piano

Profissional (Professional): Possui a altura entre 122 cm – 152 cm (48” – 60”). Possui um excelente volume sonoro e excelente sensibilidade Contudo, as suas cordas ficam confinadas dentro do gabinete, sendo que parte traseira da tábua harmônica em geral fica contra a parede, abafando o som.

tipos de piano

Pianola: Possuem um mecanismo eletromecânico de rolo, que tocava as músicas previamente gravadas num rolo de papel, ideal para quem não sabe tocar. Você deve se lembrar deste dos filmes de faroeste. O som é ruim e a manutenção difícil.

tipos de piano

Tipos de Pianos de Cauda

Vejamos alguns modelos de piano de cauda:

¼ de cauda – Crapô – Mignon: Possui a altura entre 134 cm – 148 cm (4’ 5” – 4’ 10”). Vê-se que é o menor entre os pianos de cauda, mas é cada vez menos produzido. Possui semelhanças com o espineta, mas possui um som muito ruim.

Tipos de Pianos

¼ de cauda (Baby Grand): Possui altura entre 149 cm –  169 cm (4’ 11” – 5’ 6”). Pode ser inserido em um ambiente doméstico, mas todos os modelos deste tipo possuem desvantagens, que vão desde som ruim, péssimas condições de manutenção, falta de profundidade, etc.

Tipos de Pianos

½ de cauda Médio (Medium Grand): Possui altura entre 170 cm – 174 cm (5’ 7” – 5” 8”). O preço é alto, mas é uma boa aquisição para quem quer um piano de cauda. É de qualidade mediana.

Tipos de Pianos

½ cauda (Parlour Grand): Possui de 175 cm – 199 cm (5’ 9” – 6” 52’) de altura. Requer um espaço maior e pode ser usado até mesmo para apresentações profissionais. O custo pode ser bem elevado.

Tipos de Pianos

¾ de cauda – semi-orquestral (Semiconcert ou Ballroom): Possui a altura de 200 cm – 227 cm (6’ 53” – 7’ 45”). É um modelo bem desenvolvido, mas possuem um custo alto. É sonoramente potente e não dá para se adaptar em qualquer espaço.

Semiconcert

Orquestral (Concert Grand): Possui a altura de 228 cm – 300 cm (7’ 46” – 9’ 84”). É mais adequado para salas de concerto. Possui uma sonoridade excelente. Possui um som alto e o tamanho não é adequado às residências. É um modelo muito caro.

Semiconcert

Veja também neste artigo as diferenças entre piano e teclado para os aprendizes. Visite ainda a página do blog do Maestro Helio Moreira no Facebook.

Postagens Relacionadas