Descobrir como não incomodar os vizinhos com meu instrumento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Vizinhos – Queixas e reclamações são comuns entre os instrumentistas e seus vizinhos. É fato que muitos instrumentos não possuem controle de som como usualmente são os instrumentos elétricos ou digitais. Mas é preciso chegar a um consenso para manter a paz e a boa convivência. Veja agora algumas dicas para evitar o estresse entre você e seus vizinhos.

Entrar em um acordo com os seus vizinhos

Ninguém é obrigado a perder a calma e o descanso só porque você tem que ensaiar. O espaço do outro começa quando termina o seu. Desta forma, o primeiro passo é manter o diálogo. Quando a comunicação vai para o espaço, os vizinhos tentarão resolver o problema de outro modo, sem a sua participação, e isso complica as coisas. Entenda que as queixas dos vizinhos não são infundadas e que o barulho de fato tira o sossego das pessoas.

vizinhos

Uma ideia é manter a comunicação entre seus vizinhos e combinar um horário em que o seu ensaio não vá incomodar tanto assim. Assim como você pode fazer concessões, eles também podem ceder um horário para seus ensaios. Se isso não for possível, talvez a solução seja encontrar um lugar especial e preparado para os treinos ou modificar o seu ambiente para que o som deixe de afetar os outros.

Montar um pequeno estúdio em casa

Esta solução não é barata, mas é o sonho de diversos músicos. Montar um estúdio em casa requer isolamento acústico e equipamentos de ponta, além de um espaço dedicado só para isso. O investimento é grande é vale a pena se você for um músico de carreira, trabalha com produção musical ou pretende empreender neste ramo.

vizinhos

Para os aprendizes ou aqueles que tocam por hobbie, ter um estúdio em casa, por mais que isso traga benefícios, pode ser uma extravagância. O valor do investimento varia conforme o espaço disponível, os equipamentos que pretende comprar e a região brasileira em que você se encontra.

Alugar uma sala em estúdios ou empresas no segmento de música

Esta opção é comum em cidades maiores e capitais por todo o país. Estão disponíveis muitas vezes como um serviço complementar das lojas de instrumentos musicais, escolas de música ou em estúdios profissionais. Você pode alugar por hora ou reservar uma agenda mensal. Os valores variam bastante de região para região.

É ideal para quem quer levar a música a sério, mas não tem um espaço adequado para praticar. Muitas vezes estas empresas ainda dispõem de professores ou equipamentos de gravação e produção, e em outras, se trata apenas de uma sala acústica. Vale a apena conferir e ficar longe das reclamações de seus vizinhos.

Baixar o som do instrumento caso seja elétrico

No caso dos instrumentos elétricos, você pode diminuir o impacto do som simplesmente baixando o volume ou usando um ótimo fone de ouvido, o que é cada vez mais comum entre os músicos que ensaiam sozinhos. Isso não impedirá que realize os seus ensaios nem tirará o sossego alheio.

Barulho – Crime e Contravenção

O barulho excessivo no Brasil é contravenção penal. Impacta na poluição sonora e no sossego público – por mais que você ame os resultados do seu ensaio e a sonoridade do seu instrumento. Há diversas leis municipais sobre o assunto e este tema também consta na Lei de Contravenções Penais, cujo artigo 42 prevê que “perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheio, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, enseja a pena de prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa. Evidencia-se que o ruído provocado por aparelho de som de veículos enquadra-se na referida contravenção penal”.

vizinhos

Já as leis municipais, estabelecem zonas residenciais, que em geral possuem o limite de 50 decibéis, entre 7 e 22 horas. Das 22 às 7 horas, cai para 45 decibéis. O barulho excessivo também esbarra na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), em que o infrator, ao produzir ruído excessivo, iria contra o artigo 54, que atribui a pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Diante disso, vale a pena perturbar a vizinhança com seus ensaios? Tudo tem um limite curto quando se trata de convivência humana. Respeite o espaço alheio para ser respeitado também. Se os vizinhos reclamam do som e se isso é recorrente, vale a pena rever as suas prioridades e encontrar um lugar mais sossegado para os seus ensaios.

Postagens Relacionadas