Uma maneira pouco conhecida para aprender piano sem ter um instrumento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Aprender piano – Essa é uma dúvida comum entre os aprendizes de piano. Nem sempre é possível adquirir um instrumento para suas aulas e treinos, já que se trata de um instrumento caro e que requer espaço. O que fazer, então, para aprender pianos sem ter um instrumento? Veremos neste artigo algumas dicas interessantes. Confira!

Alugar um instrumento

Em muitas regiões do país, para aprender piano, é possível alugar um instrumento com pagamento mensal – isso se você faz questão de ter um piano em casa para otimizar o seu aprendizado. Além do aluguel, muitas vezes o locatário terá que arcar com a afinação e manutenção do instrumento. Os preços variam bastante e são propostos conforme o tipo de piano.

aprender piano

Esta é uma opção interessante se você faz aulas semanalmente ou em dias intercalados e está bastante dedicado ao seu processo de aprendizagem. É importante ainda quando suas aulas ocorrem com professor particular que vem até a sua residência (o que é bastante comum) ou quando você faz aulas on-line e possui metas grandiosas.

Adquirir um piano digital

Você pode adquirir um piano digital por pouco menos de R$ 2 mil, e aprender piano sem ter o instrumento acústico, mas se comparado com o piano comum, este instrumento tende a desvalorizar com o tempo. Não é a mesma coisa que um piano comum, mas possui o mesmo número de teclas e outras várias alternativas eletrônicas – como salvar suas músicas, experimentar outros instrumentos, etc.

É bastante portátil e você não precisa se preocupar em incomodar seus vizinhos e familiares – já que a regulagem do som e o uso de fones é possível. Saiba também o que fazer quando seus vizinhos reclamam do barulho lendo este artigo.

aprender piano

Há desvantagens no piano digital, como por exemplo, som sempre será eletrônico, nem sempre é claro e profundo quanto o som de um piano acústico. Além disso, nem sempre o modelo escolhido possui uma boa sensibilidade nos teclados. Mas ainda sim, é ideal para quem está fazendo aulas em casa, seja on-line ou com um professor.

Aprender piano usando o de um professor ou escola

Muitas vezes, quando se faz aulas com um profissional na sua residência ou espaço de trabalho, o aluno já terá à sua disposição o instrumento. Desta forma, vale a pena aproveitar cada momento da sua aula e fazer o melhor por seu desenvolvimento.

aprender piano

Muitas escolas de música possuem pianos acústicos ou digitais e salas especiais para praticar, onde você pode alugar por um período e fazer seus treinos fora do horário das aulas. O preço varia bastante. Há lojas especializadas em instrumentos musicais que também possuem esta alternativa. Vale a pena pesquisar.

Locar um estúdio para aprender piano

Em logo prazo, dependendo da região em que você mora no Brasil, para aprender piano, esta pode ser a solução mais cara. Certos estúdios possuem o instrumento e o disponibilizam para a aprendizagem e até para a gravação de faixas. Obviamente, nem todos os estúdios dispõem deste serviço e deste instrumento e vale a pena pesquisar bastante e ver se este é mesmo o seu propósito. Músicos com mais desenvoltura e tempo de treino podem optar por esta alternativa.

Usar um teclado

Não é a solução mais adequada. Afinal, o número de teclas é diferente, bem como o modo de tocar e a sonoridade. Há quem diga que quem toca piano toca também o teclado, mas quem aprende no teclado terá dificuldades em tocar piano. É preciso avaliar as suas condições.

Outra coisa a se considerar é o método – há metodologias mais modernas e que fogem ao padrão tradicional que permitem que você toque no teclado ou no piano com apenas algumas adaptações.

Leia também neste artigo se é possível tocar no teclado os seus treinos de piano – confira as diferenças entre os instrumentos.

Aprenda mais como efetivar o seu aprendizado com as dicas deste artigo já publicado no blog Helio Moreira. Curta também a nossa página no Facebook e saiba todas as novidades!

Postagens Relacionadas