Na música, uma coleção de três ou mais notas formam um acorde, consequentemente, a tríade é um acorde. Se você definir a tríade como um acorde de três notas, você não está errado.

 

 

Uma tríade não é uma coleção de quaisquer três notas. Antes de um conjunto de três notas poder ser considerado como sendo uma tríade, deve haver uma relação entre as notas. Existem dois níveis de relação entre as notas de uma tríade:

 

  • Relação de escala
  • Relação de intervalo

 

Não se preocupe! Eu vou explicar!

 

1) Relação de escala

 

As notas de uma tríade deve ser relacionada com uma determinada escala. Por exemplo, as notas Dó (C), Mi (E) e Sol (G):

imagem1

Essas notas são uma tríade, porque elas estão relacionadas pela escala maior Dó ( C):

iamgem 2

Assim, como vimos na aula e no Ebook 2, as 3 notas que compõem a tríade são o primeiro, terceiro e quinto tons. Seguindo essa ideia, as notas de uma tríade devem ser relacionadas por uma escala.

 

2) Relação de intervalo

 

Um intervalo é definido como a relação entre duas notas (se tocadas ou ouvidas em conjunto ou separadamente) em termos de distância entre elas.

 

As notas de uma tríade devem ter relação de intervalo, que determina a distância entre as notas. Se necessitar mais informações sobre intervalo, procure novamente a aula e o Ebook 2 ou deixe a sua dúvida que responderei com prazer!

 

Te dou um exemplo: C, E, e G

imagem1

 

Não são apenas relacionados pela escala de C maior, mas sim intervalos de terceiros.

iamgem 2

 

De C:

iamgem 3

Até E:

iamgem 4

É uma terceira: C-E:

iamgem 5

O mesmo vale para G, mas de C até G há dois intervalos de três notas:

iamgem 6

Assim temos o acorde:

imagem1

Na aula  e no Ebook 1, aprendemos como a relação entre as notas pode produzir melodia ou harmonia.

 

Uma tríade geralmente é tocada harmonicamente como um acorde, no entanto, suas notas também podem ser tocadas separadamente como notas individuais.

 

Agora que recapitulamos tudo isso, vocë podrá entender melhor as 3 razões do porquê as tríades são importantes que te dou em seguida.

 

Razão # 1 – Tríades fornecem a harmonia básica da música

 

Um acorde é um conjunto de três ou mais notas que são tocadas ou ouvidas em conjunto ou separadamente.

 

O nível mais básico de harmonia é encontrado em tríades. Lembre-se que é preciso pelo menos três notas para formar um acorde, consequentemente, tríades são o primeiro conjunto de acordes que você vai se deparar enquanto toca notas juntas.

 

Mas claro que há músicas em que tocamos notas separadas e não acordes, mas mesmo nelas, entender as 3 notas que compõem o acorde da tônica , facilita o entendimento do tom da música e também ajudará em um possível improviso na música.

 

Razão # 2 – Todas as músicsas são formadas por acordes

Muitas pessoas dividem músicos em dois tipos. Aqueles que leem partitura e aqueles que tiram música de ouvido, ou seja, só escutando a música. Mas eu acredito que há uma “terceira divisão”, que são as pessoas que podem fazer as duas coisas!

 

Quem entende de tríade, pode ser qualquer um dos dois tipos. Aqueles que tocam com partitura ou de ouvido, todos eles usam tríades!

 

As tríades também são utilizadas em todas as origens musicais porque elas são adaptáveis para qualquer tipo de música no mundo todo.

 

Independentemente do seu gosto musical, você vai usar tríades. Se música clássica, rock, jazz, gospel, etc., Até mesmo em um filme ou teatro musical, a harmonia da música tem de ser derivada de tríades.

 

Razão # 3 – Os grandes pianistas usam tríades!
Acredite ou não, a maioria dos pianistas começaram sua aventura musical com tríades. Por essa razão, a maioria dos professores de música começa as aulas mostrando aos alunos tríades, mas muitos deles não enfatizam a importância dessas 3 notas ou não explicam o porquê das tríades serem tão importantes.

 

Tríades são fáceis de tocar, porque exigem pouco alongamento dos dedos e o aluno conseguirá tocar as 3 notas facilmente. Além disso, fornecem a  ferramenta harmônica básica para a aluna ou aluno começarem a tocar.

 

Depois dessas razões, acredito que você está empolgado para começar os estudos de tríade! Então, mãos à obra, bons estudos!

 

Qualquer dúvida, me envie a sua pergunta. Até a próxima aula!

 

LOGO

About The Author

Informações de perfil.

Related Posts