Que tal começar a semana se inspirando com os filmes sobre piano mais legais de todos os tempos? Preparamos uma seleção de grandes sucessos para você relembrar ou rever e se inspirar a se inscrever nas aulas de piano on-line 100% gratuitas do Música sem limites. Confira!

1) Shine

Este é um filme australiano de 1996, estreado por Geoffrey Rush, que ganhou o Oscar de melhor ator por esta produção. O filme relata a vida de David, um jovem pianista virtuoso que esbarra na inveja do pai em diferentes fases de sua vida. A história começa quando um desconhecido chega em um bar em uma noite de muita chuva, logo demonstrando ser extremamente excêntrico e estar totalmente perdido. A do bar o leva para casa e neste momento é descortinado um flashback da vida do desconhecido, que desde criança já dava indícios de ser um brilhante pianista. O pianista brilhante tinha um passado repleto de críticas e rejeição por parte do pai, que gostava de música, mas não sabia tocar nada. Desde criança, David (Geoffrey Rush) se destaca como um músico virtuoso.

filmes

Na adolescência, David teve a oportunidade de se aperfeiçoar no piano e ganhou bolsas de estudo. Contudo, seu pai surtou diante da possibilidade do filho se destacar ainda mais. Impediu o rapaz de estudar, e David, teve um surto, perdendo o seu referencial. David foi atingido por transtornos de personalidade, impedindo de se relacionar com outras pessoas, usando a música como fuga e reencontro.

2) Minha amada imortal

Este filme de 1994, estrelado por Gary Oldman, retrata as últimas vontades de Beethoven antes de falecer, e revela uma tórrida paixão entre ele e Johanna, sua amada que por desventuras do destino, acaba se casando com seu irmão, Kasper Beethoven. E quando Ludwig van Beethoven morre, Anton Schindler encontra as últimas vontades de seu velho amigo mencionado no testamento. Todos os seus bens são deixados a uma mulher mencionada apenas como Minha Amada Imortal.

filmes

A história do filme se divide em Schindler tentando descobrir a verdadeira identidade desta mulher. Johanna fica grávida de Beethoven, mas por uma mudança acidental de eventos ela se casa com seu irmão Kaspar. Seu filho, Karl van Beethoven, é criado por Ludwig na vã esperança de torná-lo um importante músico, como ele.

3) O piano

Trata-se de um filme de 1993, muito premiado, do gênero drama de época e escrito e dirigido pela neozelandesa Jane Campion. Esta é uma história comovente, que retrata a sofrida trajetória de Ada McGrath, uma mulher que não fala desde os seis anos de idade e se muda para a Nova Zelândia recém-colonizada.

filmes

Ela segue o seu destino em companhia da filha, e conhece seu futuro marido, com o qual não simpatiza. Ada leva consigo também um piano, mas o noivo, Alisdair Stewart, recusa-se a transportá-lo. Contudo, o administrador George Baines, imediatamente interessado na mulher, adquire o instrumento e promete devolvê-lo caso ela lhe ensinasse a tocá-lo. Com o passar do tempo, entre aulas e encontros, ambos se aproximam e vivem uma paixão arrebatadora.

4) O pianista

Este filme de 2002 foi dirigido por Roman Polanski, e refere-se à dramática autobiografia do pianista judeu-polonês Władysław Szpilman, que trabalha na rádio de Varsóvia quando ocorre a Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia, em 1 de setembro de 1939. Mesmo que todos acreditem que a guerra irá acabar em breve, uma vez que a Polônia declara uma retalhação à Alemanha, o país é tomado por tropas nazistas, colocando o músico a sua família em um gueto, como neste período. Lá, são acometidos pela fome, pela tortura cada vez mais intensa, pelas doenças e diversas outras situações degradantes.

filmes

O filme traz uma sequência de fatos interessantes, retratando diversas nuances da guerra. A sua família segue para um campo de extermínio em Treblinka. Mas Szpilman é salvo no último segundo por um policial do gueto, que era seu amigo, e passa a trabalhar como escravo na reconstrução de uma unidade de reconstrução alemã. Com o tempo, Szpilman passa a contrabandear armas para dentro do gueto, quase sendo apanhado numa ocasião. O pianista passa por diversos outros momentos, presenciando o levante polonês contra os alemães, a eliminação do gueto (ele teve que passar muito tempo escondido após as pessoas terem sido eliminadas), a chegada do exército russo, etc. Szpilman sobreviveu à guerra e morreu em 2000.

5) Toque de mestre

Este é um filme espanhol, dirigido por Eugenio Mira e lançado em 2013, com Elijah Wood e John Cusack. Trata-se de uma história de suspense, em que, em um teatro lotado, um pianista virtuoso, Tom Selznick (Elijah Wood), precisa atender as exigências de um assassino meticuloso e estrategicamente posicionado (John Cusack).

filmes

Do contrário, ocorrerá uma tragédia, ameaçando a vida de todos os presentes e de sua esposa e outros familiares. Ele precisa tocar perfeitamente uma composição que o levara a uma aposentadoria precoce anos antes. A trama é tensa e angustiante, com uma trilha sonora muito bem planejada para o filme.

6) A lenda do pianista do mar

Este filme italiano de 1998, foi dirigido por Giuseppe Tornatore, e conta com uma maravilhosa trilha sonora de Ennio Morricone e Roger Waters. Max Tooney adentra um antiquário logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de penhorar seu trompete. Ele toca o seu instrumento pela última vez, tocando uma canção que é reconhecida pelo responsável pela loja. O vendedor havia encontrado um disco quebrado encontrado no interior de um recém-adquirido piano usado. Ele pergunta quem havia composto e tocado aquela música. A história sobre a canção é relatada em forma de flashback, e remonta ao ano de 1900, quando em um navio foi encontrado um bebê no interior de uma cesta, e provavelmente filho de imigrantes que estavam hospedados no alojamento destinado aos passageiros humildes. É o caldereiro Danny quem cuida do garoto, que passa a se chamar Danny Boodman T. D. Lemon 1900 (uma combinação de seu próprio nome, o ano corrente, e uma propaganda lida no cesto em que o garoto foi encontrado).

filmes

Quando Danny morre em um acidente de trabalho, o garoto 1900 é forçado a sobreviver a bordo do SS Virginian como um órfão. Ele viaja por anos sem ser percebido pelos oficiais do navio, em idas e voltas através do oceano Atlântico, mantendo-se discreto. Aprende diversas língua s e outros conhecimentos ao longo dos anos.

Em certo momento, o garoto demonstra ter um dom particular para a música e ao crescer, torna-se integrante da orquestra do navio. Ele encontra amigos e amores, mas jamais desembarca do navio. Mas de lá, consegue absorver as novidades do mundo da música, adquirindo partituras e discos. Em certo momento da história, ele conhece Jelly Roll Morton, nome famoso do jazz de New Orleans, e ambos têm um duelo de piano.

7) Susie e os Baker Boys

Este filme de 1989 retrata a história de dois irmãos, Frank e Jack, que moram em Seattle e que tocam piano juntos desde a infância. Fazem apresentações em bares, mas cada vez mais perdem público. Decidem, então, contratar uma cantora para participar do número deles.

filmes

A escolhida é Susie Diamond, que se envolve com Jack, criando atritos entre os dois irmãos. Beau Bridges e Jeff Bridges são os irmãos Frank e Jack no filme. A produção ganhou vários prêmios, e entre eles, o Oscar de melhor trilha sonora. Os vocais das músicas são de Michelle Pfeiffer, que interpreta Susie.

8) Piano no Mori

Este filme é indicado para quem gosta de animes japoneses. A animação conta a história de Shuhei Amamiya, um estudante transferido para a escola elemental Moriwaki, que tem muita ambição e sonhos quanto ao seu futuro. Mas ele sofrendo bullying pelos valentões da classe, e é desafiado a tocar um piano na floresta, onde encontra uma criança misteriosa chamada Kai Ichinose, que parece ser a única pessoa capaz de extrair algum som do piano quebrado. Sua habilidade faz com que ganhe o respeito de Shuhei e de seu professor de música, o velho mestre pianista Sosuke Ajino. O filme mostra ainda a relutância de iKai não aceita aprimorar sua arte, que muda de ideia ao ouvir o velho Sosuke tocando um fragmento de Chopin.

filme

A história, que é tirada de um mangá, foi publicada pela Kodansha desde 1998, sendo lançada uma série de 16 volumes tankoubon até agora. No filme animado, lançado em 2007, o renomado pianista Vladimir Ashkenazy é quem ganha destaque. Vale a pena assistir e conferir a trilha sonora!

9) À noite sonhamos

Trata-se de um clássico do cinema, datado de 1945. É um filme biográfico de ficção produzido pela Columbia Pictures, que conta a história de vida do pianista e compositor polonês Frédéric Chopin. Foi dirigido por Charles Vidor e produzido por Sidney Buchman e Louis F. Edelman, com roteiro de Sidney Buchman e Ernst Marischka.

O diretor trouxe ao público uma visão bem patriótica de Chopin, sendo que o próprio filme foi produzido durante a Segunda Guerra Mundial. Chopin, protagonizado por Cornel Wilde, é inicialmente apresentado como uma criança prodígio tocando uma peça de Mozart. Contudo, de repente ele para de tocar quando ouve, através da janela, as notícias de que o povo polonês foi feito prisioneiro pelas autoridades russas.

filmes

No filme, para Chopin, tocar piano é um ato de patriotismo. Em uma audição, ele para de tocar quando vê o governador russo da Polônia entre os ouvintes, alegando que não toca para russos. Já em Paris, ele se distrai com assuntos diversos, mas faz uma espécie de tour musical por toda a Europa. Destaca-se o fato de que, quando o filme foi produzido, em 1944, a Polônia sofria igualmente sob o domínio germânico, durante a Segunda Guerra Mundial. É um filme em preto e branco (originalmente) e retrata a mentalidade politicamente ativa em exaltação à Polônia.

10) Atirem no pianista

Este filme francês de 1960, dirigido por François Truffaut, é um bom filme de suspense policial. O pianista de um bar, chamado Charlie Koller já fora o concertista Edouard Saroyan, mas preferiu mudar de nome após o suicídio de sua esposa. O seu irmão Richard Saroyan se refugia no bar, pois está sendo caçado por dois gângsters. Richard é cúmplice de Chico, que é também seu irmão. Ambos os irmãos mais novos de Charlie são vigaristas.

filmes

Charlie se preocupa ainda com o irmão mais novo, Fido. Os gângsters vigiam constantemente o seu apartamento a fim de sequestrar seu irmão mais novo. Mas é Charlie e sua amante Lena que são capturados. Eles conseguem fugir, mas ficam a mercê de uma caçada sem fim.

Inscreva-se no curso de piano on-line do Música sem Limites

Depois de tantas inspirações do cinema, acesse agora mesmo a página do curso on-line de piano 100% gratuito do Música sem Limites e aprenda piano ou teclado pela internet, através de um método prático e rápido, nas suas horas vagas, sem ser necessário ter experiência ou saber ler partitura. Faça já a sua inscrição neste link!

Gostou do artigo? Já conhecia alguns destes filmes? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest.

About The Author

Informações de perfil.

Related Posts